Tuesday, May 02, 2006

Cadernos de Andorra - III


Pintura de Rui Paiva
Aguarela sobre papel de 300 g/m2
210,5x14,8cm


Diário de um Esquilo
- Viajante que nunca conheceu a neve

Esquilo - Hoje estou redondinho de frrioooo, no meio de um deserto de farinha de algodão, que me não deixa tempo para dormir...
Papoila (Passando casualmente por aquele manto que a descobrira cheia de cor, cheia de alegria de um Primavera escondida nas encostas da saudade), esfrega o seu nariz vermelho de insinuação.
Esquilo - Amiga Papoila, o que te traria por cá se por aqui divagasses?
Papoila -Esquilo desconhecido, amigo deste mundo tão sobrenatural como a blogos-fera...que fera...tão mansinha...
Esquilo - Julgas tu Papoila, que este rio de espelho branco como a paz do meu olhar é a vaidade de muitos seres esquivos esquia-dores...dores quando torcem os seus gestos, claro...hihihi
Papoila - Hoje atravessei o cume da Tempestade, Sua Majestade.
Esquilo - Sorte a tua que só me encontro nas encruzilhadas das folgas de uns tantos turistas patéticos de tanto cair...no meu tempo aprendia-se a andar primeiro...e só depois vinha o nariz no ar...lol...depois vinha o triciclo...um truque para enfeitar os trambulhões de uma bicicleta de pedais...enfim um mundo de rodas e mais rodas...Por cada acção bem conseguida recebia-se um cereal cheio de graça...uma pinha.
Papoila - Pois eu, baloiçando ao vento desenho no ar o meu sorriso...e este sorriso não cai...estende a sua flor a todos os que dela necessitam!
Esquilo - Amiga, a tua força de vontade para manteres no ar um sorriso tão vermelho de alegria é uma chama que incendeia os corações de tanta e tanta gente fria de desejos, ambições tão enfarinhadas, egoisticamente derrapando.
Papoila - Vamos descer ao alto daquele monte onde certamente veremos uma assembleia de animais da selva, forum de amizade nesta estepe tão densa de fria e branca areia. Levo o teu Sol no meu peito e vejo a minha Lua no teu ânimo.


Narrador: A Papoila e o Esquilo passaram a ser, alegremente, quentes símbolos da Amizade na blogosfera mais fria, implantada ilha de gelo derretendo paixões, numa qualquer fatia de mundo desconhecido, de si próprio.
A neve, essa peça imprescindível para a nossa cenografia do irreal, passou a ser bem quentinha, ora pois. E aqui temos o esperado Final Feliz.

A Moral, essa não chegou a ser contratada por falta de verba, ou por erro de comunicação. Ou por razão não desconhecida de todo. São estas três as causas de um mundo em derrapagem lenta, angustiante...pensava a Papoila.

Nota do Tradutor: Este texto não foi submetido a qualquer edição. Sendo de escrita automática, rápida e surreal...razão porque não é de todo...frio, nem distante. Antes um diálogo andante...

19 Comments:

Blogger Papoila said...

Olá vim visitar-te depois de tua visita ao meu mail. Era inevitável. Amigo "fazedor" de Artes Plásticas, gostei de todas elas e este conto em que sou protagonista, ou qualquer outra minha irmã papoila é de encantar. É que a neve de farinha branca ficou bem mais quente com a amizade deste dois. Afinal animais e plantas ainda falam entre si. Posso linkar-te nos meus amigos? Beijinho

May 02, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Esta montanha de neve emoldurada pelo seu cume, de onde brota o verde da natureza característico da primavera, associado ao azul cativante do céu formam um mundo Belo e tranquilo!

O texto é lindíssimo. Enquanto o lia sorria com a forma como foi engendrada toda a conversa entre estes 2 personagens, usando discursos como:

"Esquilo - Sorte a tua que só me encontro nas encruzilhadas das folgas de uns tantos turistas patéticos de tanto cair...no meu tempo aprendia-se a andar primeiro...e só depois vinha o nariz no ar...lol...depois vinha o triciclo...um truque para enfeitar os trambulhões de uma bicicleta de pedais...enfim um mundo de rodas e mais rodas...Por cada acção bem conseguida recebia-se um cereal cheio de graça...uma pinha.
Papoila - Pois eu, baloiçando ao vento desenho no ar o meu sorriso...e este sorriso não cai...estende a sua flor a todos os que dela necessitam"

Este foi um extrato retirado ao acaso, mas de onde se poderiam tirar outros de igual beleza e imaginação.

Está magnífico! :)

Bjs

May 03, 2006  
Blogger sandra said...

hermoso colorido!
es tuyo el texto o de otro autor?

May 03, 2006  
Blogger Dulce Gabriel said...

Belas telas...muito apelativas!
Como vai a vida?

May 03, 2006  
Blogger Carla said...

Mais uma tela muito bonita :)
Beijos

May 04, 2006  
Blogger Elsa said...

Passei só para deixar um beijo e dizer que sabes bem que continuo a gostar muito de te visitar
;o)

beijosssssss

May 04, 2006  
Blogger APIUR said...

Obrigado pelas visitas e simpáticas mensagens.
Os textos e trabalhos artísticos, p.ex. as aguarelas, são sempre da minh autoria,(Rui Paiva).
Saudações
Apiur,

May 04, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Venho deixar-te um beijinho no teu coraçao*

May 06, 2006  
Blogger Rosmaninho said...

Esquilo e papoila... personagens que vestem cores quentes, numa peça com cenário de neve, fizeram-me sorrir... "este sorriso não cai".

Magnífico texto, ilustrado por uma aguarela de um artista que sabe que o verde que desponta, na branca neve, não é insinuação primaveril...

~*Um beijo*~

May 07, 2006  
Blogger Mónica said...

Olá,

à muito que estava ausente mas agora regressei e como sempre no regresso encontram-se coisas maravilhosas.

Bjs

:)

May 12, 2006  
Blogger Carla said...

Andas ausente...
Bjx e bom fim de semana

May 12, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Ausente em parte incerta?!

Bom resto de semana.

Bjs

May 17, 2006  
Blogger Cristina said...

Olá Rui,
Passei por aqui, e desejo-te um óptimo fim de semana. Sei que andas atarefado tal e qual como eu, tempo para a blogosfera não existe! Desculpa não ter respondido ao teu email
:)
beijinhu

May 20, 2006  
Blogger pecado original said...

Encantador como sempre. há já algum tempo.... espero receber noticias tuas. beijinho e sê feliz...

May 25, 2006  
Blogger Noa said...

APIUR, é lindo. Como é lindo o texto e como é bom saber que existe ligação comigo. Nossa, eu não sei nem o que dizer, sinceramente. Até estou sem acção, acredita?
Tens o dom da arte, o dom de encantar com a sua pintura e o dom da escrita. Um beijo e que a sua semana seja maravilhosa! :o)
E obrigada!!!

May 28, 2006  
Blogger Helder Ribau said...

contagiante o sentido destas palavras

May 29, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Caro esquilo,

Gosto muito de você, esquilinho... caminhando sob o sol...
Estou maravilhada, entrou-me um raio de sol de chapa nos sentidos, como dizia o outro.
Assim como uma pintura que olhamos, olhamos, e de repente ela fala e diz que lá dentro, onde mora o coração, há ainda mais côr, há pinceladas loucas de azuis e amarelos e pintinhas de laranja e verde.
A pintura falou, podia não ter falado...e se ela nada tivesse dito? Isso é que seria grave!
Sim, porque ter olhar de estrangeiro, sempre, requer muita sabedoria.
Desculpas, dirias tu!
Pois.
desculpas.
Beijinhos grandes, cheios de azuis fantásticos, e pontilhados de dourados de incenso!
Elsa AKA "kun Iam" :)

June 16, 2006  
Blogger APIUR said...

Que delícia,
Só posso dizer que o esquilo está comovido com tanta amizade.
Bjs e abraços,
Apiur

June 16, 2006  
Anonymous Anonymous said...

What a great site Side affects to using prozac Facts on furniture designers yasmin Wedding dresses with color in them is it safe to take nexium during pregnancy Online training courses for project management How does car insurance work http://www.phones-5.info/Nexiumlowestpricecanada.html Nexium problem Mp3 player firmware forum mp514 evista Repair vacuum cleaner melbourne

February 15, 2007  

Post a Comment

<< Home